Orçamento Participativo em Olhão.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011 |

Orçamento Participativo, Queremos que seja desenvolvido em Olhão e não desistimos.

Pretendemos que a população Olhanense apresente as suas propostas, que sejam discutidas e que as melhores sejam executadas em Olhão.

Pela primeira vez foi apresentado no Concelho de Olhão em 2009 por Sérgio Miguel uma Proposta para a aplicação de um Orçamento Participativo no Concelho de Olhão. Em 2011, voltámos a reforçar a nossa intenção de no Orçamento de 2012 da Freguesia de Quelfes criar uma rubrica para a elaboração de um Orçamento Participativo sustentável.

Clique aqui para ver a Proposta entregue em 2009.

Clique aqui para ver a proposta de 2011 para o Orçamento de 2012.

Os exemplos multiplicam-se por todo o País, um dos exemplos recente é a da Junta de Freguesia de Sá que vai avançar com 56 das 166 propostas que foram apresentadas pela população e aumentou a verba dos 20 mil euros para os 75 mil euros para o Orçamento Participativo. Entre as propostas apresentadas pela população e que foram já aprovadas pelo Executivo contam-se a constituição de um rebanho comunitário para a aldeia, que passará também a ser coberta por uma rede de Internet Wireless (sem fios).


Comunicado de Alerta à População Olhanense - Ambiolhão

domingo, 18 de dezembro de 2011 |

Em virtude de terem surgido várias queixas relativas ao recebimento de faturas com valores muito elevados emitidas pela Ambiolhão, relativamente ao fornecimento de água, saneamento e resíduos sólidos, consideramos imprescindível emitir o seguinte comunicado de alerta à população.

Sérgio Pires Miguel

Comunicado de Alerta à População Olhanense - Ambiolhão

Horário de Atendimento ao Cidadão Olhanense.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011 |

O núcleo do Bloco de Olhão encontra-se aberto ao cidadão no seguinte horário:


Segunda-feira e Quinta-Feira - Entre as 20:30 h e as 23:00 h.
Quarta-Feira - Entre as 15:00 h e as 19:00 h.




Estamos assim mais perto dos cidadãos Olhanenses.


Morada:
Avenida da República
Galerias Avenida, loja 6
8700-308 Olhão


Intervenções de Francisco Louçã em Pechão - Olhão. RTP1, TVI e SIC

quinta-feira, 27 de outubro de 2011 |

RTP 1



TVI
http://www.tvi24.iol.pt/noticia.html?id=1291902&div_id=5796#comentar


SIC






Noticia SIC:


O coordenador do Bloco de Esquerda apelou ontem à noite, em Olhão, à mobilização dos trabalhadores para a greve geral de 24 de Novembro. Para Francisco Louçã, será um protesto contra a forma como o Governo combate o "monstro da dívida pública".




O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã,  afirmou no sábado em Olhão que quando a direita fala em atacar o monstro,  "quer ir às pessoas, ao bolso das pessoas e sobretudo à dignidade das pessoas".
Louçã evocava uma declaração de Passos Coelho, que na sexta-feira citou  uma antiga frase do atual Presidente da República, Cavaco Silva, para garantir  que a prioridade do Governo é "atacar o monstro" da despesa pública.  
"Passos Coelho disse que até podia fazer as pazes na sua bulha com o  Presidente da República se ele se lembrasse que o importante é atacar o  monstro que é o Estado", disse Louçã, que falava num jantar-comício em Pechão,  concelho de Olhão, perante algumas dezenas de simpatizantes e militantes  bloquistas. 
Contudo, disse, "quando falam de monstro, o monstro não é a fortuna  que em rios de dinheiro se perde porque alguns têm tanto dinheiro que não  pagam. O monstro são os salários dos professores, os salários que pagam  a dedicação dos trabalhadores da saúde. Essas, dizem eles, são despesas".
Louçã sustentou que, ao contrário, "não há nenhum monstro no serviço  público, há monstro na ineficácia, na demagogia, na facilidade". 
Contrapôs que "a educação, o sistema de saúde e a segurança social são  recursos de todos para servir para todos". 
"Eu bem sei qual a ideologia dessa mentira. É um sonho, é um pesadelo,  eles vão apalpando o terreno para transformar o País numa espécie de arca  de Noé. Vem aí o dilúvio da depressão, do desemprego e da precariedade e  na arca não cabem todos, cabem só alguns", disse Francisco Louçã no seu  improviso de 12 minutos. 
O coordenador do Bloco de Esquerda apelou à participação na greve geral  marcada para 24 de novembro, revelando que se reunirá na segunda-feira com  os dirigentes da CGTP-Intersindical para abordar o assunto. 
"Se não fizermos nada, o subsídio de férias e o subsídio de Natal serão  roubados no próximo ano e já estão a dizer que querem generalizar esta política  de assalto à vida das pessoas nos anos seguintes", disse



O núcleo do Bloco de Esquerda de Olhão realizou em Pechão um jantar/convívio com a presença de Francisco Louçã e Cecília Honório.





Intervenção da Deputada eleita pelo circulo de Faro, Cecília Honório.




Durante o jantar/Convívio o Coordenador Nacional do BE, Francisco Louçã realizou uma intervenção centrada sobre a atual situação política do País 



Foi no dia 22 de Outubro de 2011 que Olhão recebeu a visita do Coordenador Nacional do BE, Francisco Louçã e a Deputada eleita pelo circulo de Faro, Cecília Honório.


Francisco Louçã e Cecília Honório estiveram presentes no primeiro Plenário Concelhio no Auditório Municipal na Praceta de Agadir em Olhão, para debater a Situação política nacional e actividade do Bloco de Esquerda no Concelho de Olhão.

Na sua primeira reunião, após a tomada de posse, a Comissão Coordenadora Concelhia de Olhão elegeu o novo Secretariado (Luís Cardoso, Alcindo Norte e Marcos Quitério).


Na qualidade de membros do Secretariado eleito:

- Saudamos todos os aderentes do concelho e agradecemos a sua participação no acto eleitoral, bem como a confiança que, maioritariamente, depositaram nas propostas com que nos apresentamos a votos;

- Comprometemo-nos a tudo fazer para unir, aumentar e tornar mais forte e interventivo o BE em Olhão, de acordo com o programa “Unir para Crescer” pelo qual fomos eleitos.

Eleições para a Coordenadora Concelhia de Olhão do Bloco de Esquerda

quarta-feira, 31 de agosto de 2011 |

Eleições para a Coordenadora Concelhia de Olhão do Bloco de Esquerda

Publica-se a cópia da acta nº. 1, redigida pela Comissão Eleitoral (CE), na qual se dá conta da aceitação das candidaturas e, de acordo com o ponto 7. do regulamento eleitoral, da atribuição das letras A e B às listas.
No seguinte link podem ser consultadas as listas candidatas;

Acta nº 1
 
Olhão, 31 de Agosto de 2011
blocoolhao@hotmail.com

Eleições para a Coordenadora Concelhia de Olhão do Bloco de Esquerda

quinta-feira, 28 de julho de 2011 |

De acordo com os estatutos do Bloco de Esquerda (BE) e com as decisões resultantes da Assembleia Concelhia, reunida a 20 de Julho de 2011, são convocadas eleições para a Comissão Coordenadora Concelhia de Olhão do BE. O acto eleitoral para o referido órgão terá lugar no dia 17 de Setembro de 2011 e é regulamentado pelo presente documento, nos procedimentos e calendário apresentado. A Comissão Eleitoral será composta por: Alcindo Norte, Marco Quitério, Hélder Raminhos.

REGULAMENTO ELEITORAL

Calendário

27 de Julho - afixação do regulamento no site.

27 de Agosto - último dia para entrega de listas candidatas à Comissão Coordenadora Concelhia de Olhão e o respectivo programa.

31 de Agosto – afixação das listas em plataforma digital e envio das mesmas, por correio electrónico e carta, aos aderentes do BE com militância no concelho de Olhão.

5 de Setembro – Data limite para pedido justificado de voto por correspondência.

17 de Setembro - eleições para a Comissão Coordenadora Concelhia de Olhão.

Eleição

1 - A votação para eleição da Comissão Coordenadora Concelhia de Olhão terá lugar no dia 17 de Setembro de 2011 (sábado), entre as 16 e as 21 horas.

2 - Na sede do núcleo de Olhão do BE será constituída a Assembleia de Voto, onde deverão votar todos os aderentes cujas inscrições constem dos registos centrais até 27 de Julho de 2011 (e consequentemente dos cadernos eleitorais), regra válida para todos os aderentes que requeiram mudança de distrito de filiação.

3 - O acto eleitoral realizar-se-á por voto secreto em urna fechada e por listas, sendo o apuramento do número de eleitos efectuado por método proporcional directo, em função do número total de votos obtidos por cada lista concorrente.

Apresentação de candidaturas

4 - A cada candidatura corresponde uma moção de orientação política concelhia afecta a uma lista fechada e ordenada de candidatos.

5 - As candidaturas serão consideradas válidas se cumprirem os seguintes requisitos:

a) Serem entregues à Comissão Eleitoral, em mão, na sede do núcleo de Olhão do BE, entre as 19 e as 20h, ou por correio electrónico, até às 24 horas de 27 de Agosto;

b) Indicarem um representante da lista para integrar a Comissão Eleitoral;

c) Cumprirem os critérios estatutários de paridade;

d) Serem constituídas por um máximo de 9 candidatos efectivos e 3 suplentes.

6 – As listas candidatas podem ser constituídas por um número de elementos inferior ao necessário para preencher todas as vagas existentes.

7 – As candidaturas, consideradas conformes, serão designadas por uma letra e, opcionalmente, um lema, correspondendo a letra A à primeira candidatura apresentada, a letra B à segunda, e de forma sequencial, ordenada pelo alfabeto.

Comissão Eleitoral

8 - A Comissão Eleitoral é composta pelos aderentes Alcindo Norte (A8378), Hélder Raminhos (A8376), Marco Quitério (A7471), mais um representante de cada lista candidata.

9 - A Comissão Eleitoral decide por maioria simples.

10 - A Comissão Eleitoral fica sediada na sede do núcleo de Olhão do BE, com a morada: Galerias Avenida, Loja 6, 8700-308 Olhão. Endereço de correio electrónico: comeleitoralolhao@gmail.com

11 - São competências da Comissão Eleitoral:

a) Conduzir o processo eleitoral, incluindo a votação e contagem de votos;

b) Garantir às listas candidatas idênticas possibilidades;

c) Aprovar um modelo de acta eleitoral, a ser preenchida na mesa eleitoral;

d) No final do escrutínio, proceder à divulgação dos resultados apurados.

Mesa de Voto

12 – A Assembleia Eleitoral será constituída na sede do núcleo de Olhão do BE, sendo composta pela Comissão Eleitoral.

Votação

13 - Para exercer o direito de voto os aderentes terão de ter pago a quota de 2011, exceptuando aqueles que forem isentos do pagamento da mesma.

14 - Este pagamento terá de ser efectuado até ao dia da votação, desde que feito pessoalmente na mesa de voto.

15 – Nos termo do ponto 3 do artigo 18º dos estatutos do BE, o voto por correspondência é permitido a quem o solicitar justificadamente até ao dia 5 de Setembro de 2011.

16 - São motivos atendíveis para exercer o direito de voto por correspondência:

a) Doença;

b) Ausência do país no momento da votação.

17 - É competência da Comissão Eleitoral aceitar esse pedido e entregar o boletim de voto, o envelope onde será colocado e o envelope RSF ao requerente, até dia 10 de Setembro de 2011.

18 – São válidos todos os votos por correspondência recebidos até dia 16 de Setembro de 2011, através de:

a) Recepção pelo serviço dos CTT;

b) Entregue em mão, pelo próprio, à Comissão Eleitoral, na sede de Olhão do BE, entre as 19 e as 20 horas desse dia.

19 - O voto por correspondência será validado se estiver colocado num envelope sem qualquer sinal identificativo que, por sua vez, é inserido num segundo envelope exterior com o nome, assinatura e número de aderente para efeitos da verificação da regularidade do pagamento da sua quota. Estes votos serão os primeiros a ser descarregados no acto de abertura das urnas.

Casos Omissos

20 – Os casos omissos são decididos pela Comissão Eleitoral e passíveis de recurso

à Comissão de Direitos do BE.

20 de Julho de 2011

A Assembleia Concelhia de Olhão do Bloco de Esquerda

Olhão, 27 de Julho de 2011
blocoolhao@hotmail.com

Resolução da Mesa Nacional do Bloco

segunda-feira, 27 de junho de 2011 |

A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda reuniu no passado sábado, 18 de Junho de 2011, tendo aprovado uma resolução sobre os resultados eleitorais, o novo quadro político e as tarefas do Bloco.
Aceda à resolução em pdf
Na reunião também foi eleita a nova comissão política do Bloco.Ler mais...


Olhão, 27 de Junho de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)

blocoolhao@hotmail.com

Acampamento Liberdade 2011

|


Já estão abertas as inscrições para o Acampamento Liberdade 2011 que este ano realiza-se de 19 a 25 de Julho, no Bioparque em S. Pedro do Sul.

Ver programa.



Ler mais...

Olhão, 27 de Junho de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)

blocoolhao@hotmail.com

O Bloco de Esquerda vem convidar todos os Olhanenses, a estarem presentes hoje dia 27 de Junho de 2011 Segunda-feira, pelas 21horas na reunião Ordinária da Assembleia Municipal de Olhão, no Salão Nobre, situado nas próprias instalações da C.M.O.
Fazemos este apelo, porque mais do que nunca, vivemos tempos em que é preciso exigir rigor, competência .
Nós, os eleitos do Bloco queremos respostas, exigimos trabalho, mas também queremos dar a nossa contribuição para o desenvolvimento da nossa cidade.
É de extrema importância que a população compareça às reuniões e sejam participativos para o bem da cidade e a qualidade de vida dos Olhanenses.

Com a seguinte ordem do dia que pode ser consultada no seguinte link:

Ordem do Dia

Olhão, 27 de Junho de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)

blocoolhao@hotmail.com



" Aos aderentes do Bloco de Esquerda de Olhão "

quinta-feira, 23 de junho de 2011 |

Olhão, 22 Junho de 2011
A actual Comissão Coordenadora do Bloco Esquerda de Olhão, consciente da importância da nova conjuntura política do país, aberta após as eleições legislativas do passado 05 de Junho, vem a todos comunicar que dá por findo o seu mandato e, por este meio, vem convocar novas eleições para a coordenadora do BE em Olhão. Com efeito, já há muito que se fazia sentir a necessidade de renovação da actual coordenadora local. A realidade política, os resultados eleitorais, que não foram os melhores, como todos sabemos, a urgência de um debate interno democrático, de análise do que se passou e a incontornável necessidade de perspectivar novos caminhos para o BE, todos estes factos ajudaram-nos a decidir cessar as nossas funções e chamar à realização de novas eleições. Deste modo sugerimos a data de 4 Julho de 2011 para a entrega de novas listas candidatas à coordenadora concelhia do BE de Olhão, de acordo com os estatutos e o regulamento interno deste tipo de eleições, e vem igualmente fixar a data do próximo dia 16 de Julho de 2011 para a votação das listas candidatas.


Sem mais, saudações bloquistas,
Pelo Secretariado da Coordenadora Concelhia cessante,


Olhão, 23 de Junho de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com

Os eleitos pelo Bloco de Esquerda João Paulo Ricardo e João Lima vem convidar todas as pessoas interessadas, a estarem presentes no próximo dia 21 de Junho,Terça-feira pelas 21horas na Assembleia de Freguesia de Olhão, na delegação da junta (Salão Nobre) fazemos este apelo, porque mais do que nunca, vivemos tempos em que é preciso exigir rigor e competência.
Nós, os eleitos do Bloco queremos respostas, exigimos trabalho, mas também queremos dar a nossa contribuição para o desenvolvimento da nossa freguesia.
É de extrema importância que a população compareça às reuniões e sejam participativos para o bem da freguesia e a qualidade de vida da população.
 

Com a seguinte ordem de trabalhos: 

1 Período antes da ordem do dia

Assuntos considerados de interesse geral para a Autarquia

e/ou Freguesia nos termos do art.º 83.º, da Lei n.º 169/99, de

18 de Setembro, na redacção dada pela Lei 5-A/2002, de 11

de Janeiro e do n.º 1 do art.º 23.º do Regimento.


2 Ordem do dia

2.1 - Informação da Presidente da Freguesia de Olhão sobre

a actividade da mesma, ao abrigo da alínea a) do n.º 2 do

art.º 34.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada pela

Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;

2.2 – Atribuição da Medalha da Freguesia, de acordo


3 Período de Intervenção do Público.

A aludida sessão é pública nos termos da lei.

Olhão, 21 de Junho de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)

blocoolhao@hotmail.com

" Encerramento Campanha legislativas 2011 "

sexta-feira, 3 de junho de 2011 |


( Encerramento campanha legislativas 2011, Mercado Municipal de Olhão dia 3 de, Junho pelas 21h30m sexta-feira, com a presença da Candidata a Deputada pelo Algarve Dr.ª Cecília Honório e também com a presença do famoso cantor da Fuzeta Domingos e amigos ).

Olhão, 03 de Junho de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com

MOBILIDADE ! O ALGARVE NECESSITA DE SOLUÇÕES

quinta-feira, 2 de junho de 2011 |



Olhão, 02 de Junho de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com



Realiza-se hoje uma acção de Campanha do Bloco de Esquerda destinada às Pescas (Situação actual no sector, Código Contributivo e Barra da Fuzeta) no dia 2 de Junho de 2011, a partir das 17 horas na sede da ADAPSA na Fuzeta, junto ao café do Sport Lisboa e Fuzeta, com a presença da Candidata a Deputada pelo Algarve Dr.ª Cecília Honório.

Olhão, 02 de Junho de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)

Legislativas 2011: Bloco apresenta listas em todos os círculos eleitorais

domingo, 22 de maio de 2011 |

A Mesa Nacional do Bloco decidiu reconduzir as/os 16 deputadas e deputados do actual Grupo Parlamentar que foram eleitos nas legislativas de 2009 nos lugares em que foram eleitos, por forma a manter o trabalho desenvolvido na última Sessão Legislativa.

Pelo Círculo Eleitoral de Lisboa, serão primeiros candidatos e candidatas pelo Bloco os deputados Francisco Louçã, Ana Drago, Luís Fazenda, Helena Pinto e Rita Calvário, logo seguidos por Francisco Alves, metalúrgico de 55 anos, e por Bruno Cabral, cineasta de 30 anos. No Porto, os primeiros três candidatos são os deputados João Semedo, Catarina Martins, José Soeiro, sendo o quarto candidato Eliseu Lopes, advogado.Em Coimbra o cabeça-de-lista será o líder parlamentar José Manuel Pureza, seguido pela professora Helena Loureiro. Aveiro contará novamente com o deputado Pedro Filipe Soares em primeiro, seguido por Odete Costa, química de 29 anos.Braga terá Pedro Soares, presidente da comissão parlamentar de agricultura, o cabeça-de-lista, seguido por José Maria Cardoso, professor e dirigente sindical do SPN.Em Faro, a deputada Cecília Honório terá como número dois da lista João Manuel Vasconcelos, professor com 54 anos . Em Leiria, o deputado Heitor de Sousa terá como número dois José Peixoto, desempregado com 53 anos. Em Setúbal, Mariana Aiveca encabeçará a lista, seguida por Jorge Costa e António Chora, técnico de manutenção.Santarém contará com José Gusmão, seguido da arqueóloga Sara Cura, de 33 anos.Nas Regiões Autónomas, o cabeça-de-lista aos Açores será o professor universitário José Cascalho, de 43 anos e, na Madeira, o deputado regional Roberto Almada continuará a ser o número um da lista.Em Beja o médico independente Manuel Dinis Cortes, 55 anos será o cabeça-de-lista. Também no Alentejo, em Portalegre o número um da lista será Paulo Cardoso, analista químico de 46 anos.Em Évora será Miguel Sampaio.Bragança contará com a professora de 34 anos, Liliana Fernandes, sendo Irina Castro, ecóloga e actualmente desempregada, de 25 anos, candidata por Vila Real, e Jorge Manuel Teixeira, docente do Ensino Superior Politécnico, candidato por Viana do Castelo.Em Viseu, Rui Costa, advogado, encabeçará a lista, na Guarda será o gestor António Baptista o cabeça-de-lista, e Castelo Branco terá como número um da lista apresentada Fernando Pinto Proença.Pelo Círculo Eleitoral Fora da Europa, o candidato será Gustavo Behr, economista, sendo a candidata pelo Círculo europeu, Cristina Semblano, também economista.

www.esquerda.net

Olhão,22 de Maio de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com

( VII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda )

domingo, 8 de maio de 2011 |

Após a VII Convenção do Bloco de Esquerda, realizada em Lisboa nos dias 7 e 8 de Maio de 2011, resultou na eleição do aderente João Lima, membro da Assembleia de Freguesia de Olhão, cujo trabalho foi reconhecido dentro e fora do concelho, para a Mesa Nacional do Partido, que como se sabe é o órgão máximo do mesmo.
Neste momento, o concelho de Olhão fica com um BE mais fortalecido, pelo que desde já é mais uma grande vitória, desde as últimas eleições autárquicas.
Também importa referir que ao nível do Algarve o BE passa a contar a partir desta Convenção com mais três aderentes em representação do Algarve.

Olhão, 08 de Maio de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com
 

Reunião Ordinária da Assembleia Municipal de Olhão

domingo, 1 de maio de 2011 |

Decorreu no dia 28 de Abril (5ª feira), uma sessão ordinária da Assembleia Municipal de Olhão onde o Deputado eleito pelo BE, Marcos Quitério, apresentou uma Recomendação (ver anexo) para colocação de uma vedação na Urbanização "Monte Hilário" onde a CMO argumenta que expôs o problema à Refer e que a mesma diz que não tem dinheiro para a colocação da vedação, informando também a CMO que tem "via aberta" se quiser colocara vedação!
A segurança daqueles moradores fica assim comprometida neste jogo do empurra.
Foi também salientado por Marcos Quitério que a CMO deveria ter alertado o construtor aquando da autorização da construção daquela urbanização, da necessidade da colocação da vedação naquele local.
Esta Recomendação foi a votação e foi chumbada pelo Partido Socialista com 13 votos contra; 1 abstenção e 11 votos a favor (toda a oposição).
(Será necessário haver 1 acidente naquele local e a presença das Tv's nacionais para a resolução deste problema?)
Nota: este assunto já foi levantado há vários meses pelo eleito do BE em Quelfes, Sérgio Miguel.

Pedido de Intervenção - Urb.
 
Foi também recomendado (ver anexo) por Marcos Quitério que seja colocada 1 estrutura de segurança na zona envolvente dos acessos ao Parque do Levante visto não existir nenhuma protecção / barreira que proteja qualquer pessoa que se possa desequilibrar e cair de uma altura considerável (cerca de 2.5 metros). Salienta-se que neste local é habitual estar várias crianças / adolescentes a brincar.
Incompreensivelmente esta Recomendação também foi reprovada.
Será necessário haver alguma queda naquele local para se colocar alguma protecção?
Nota: este tema foi levantado anteriormente pelo eleito do BE na Junta de Freguesia de Olhão, João Lima.

Proposta recomendação - Parque Lev
 
Apresentámos também 1 pedido de intervenção (ver anexo) sobre a ausência de habitabilidade num anexo de um edifício na Rua Dr. Afonso Costa que se encontra bastante degradado e sem quaisquer condições onde habitam uma idosa,uma doente oncológica e um adolescente sendo também uma família bastante carenciada financeiramente. Salienta-se também que habitam também neste minúsculo anexo vários cães que devido à falta de higiene provocam maus-cheiros, moscas e mosquitos devido à enorme quantidade de dejectos caninos que é visível nas fotos.
Lamentavelmente este Pedido de Intervenção não foi admitido devido a não ter sido bem endereçado ao Executivo.
Será que as Pessoas não estão primeiro do que a simples formalismos?

Intervenção - Afonso Costa
 
Um dos temas da Ordem do Dia era a Prestação de Contas referente ao ano de 2010 onde ficámos mais uma vez muito apreensivos devido ao enorme prejuízo que foi indicado, cerca 17.3 Milhões de Euros (!) sendo que 10.3 Milhões foram resultantes da transferência de bens do imobilizado para a recente Empresa Municipal "Ambiolhão" e que ficou registado na rubrica de Custos Extraordinários.
Como é óbvio esta Prestação de Contas contou com muitas críticas da oposição concretamente do PSD, BE e PCP mas estranhamente apenas o BE e o PCP votaram contra pois o PSD absteve-se nesta votação.
Foi também feito através do Revisor Oficial de Contas (DFK & Associados) para se promoverem medidas para equilibrar as contas urgentemente para reduzir o endividamento excessivo!
O Presidente Leal informou que a CMO não está a pagar a tempo à ADSE os cuidados médicos dos seus funcionários!
Marcos Quitério questionou também sobre o estado financeiro da Empresa Municipal "Mercados de Olhão" visto existir desde 2010 um prejuízo de 75.000€ relativamente a rendas não cobradas onde o Vereador Alberto Almeida informou que durante o ano de 2010 conseguiu-se reduzir esse prejuízo mas que nos últimos meses retornaram a sensivelmente ao mesmo valor atrás anunciado e que neste momento os devedores pagam a renda actual juntamente com uma renda em falta.
O Bloco de Esquerda através dos Deputados Rui Filipe e Marcos Quitério votaram também contra a abertura do concurso público internacional, de valor base de 244,000€, para aquisição de serviços de impressão, cópia e locação operacional, apenas devido ao facto do prazo de vigência ser de 5 anos quando apenas restam cerca de 2 anos para o fim do mandato deste executivo e assim comprometendo o próximo executivo no caso aparecer uma oferta mais vantajosa para o Município. Nesta votação o BE foi a única força política a votar contra.

Ficou demonstrado que financeiramente esta Câmara Municipal encontra-se quase falida o que deixa muito preocupado o BE-Olhão.

O Deputado da Assembleia Municipal
Marcos Quitério

Olhão,01 de Maio de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com

"Realiza-se hoje dia 25 de Abril de 2011, almoço convívio para comemorar o dia da Liberdade"

segunda-feira, 25 de abril de 2011 |

Os Amigos e aderentes do Bloco estão a organizar um almoço convívio no dia 25 de Abril, para comemoramos o Dia da Liberdade.

Assim sendo convidamos todos os camaradas, assim como pedimos que convidem os vossos familiares e amigos para este evento, que se realiza no restaurante Ponte Velha  em (Brancanes-Quelfes).

Cecília Honório
Neste evento, vai estar presente, a Deputada à Assembleia da República, Eleita pelo Algarve, Cecília Honório.
Para animar este almoço haverá música popular portuguesa interpretada pelo grupo "Domingos e Amigos".


Reservas pelo Telemóvel: +351 918 744 342



Olhão, 25 de Abril de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com

O Bloco de Esquerda vem convidar todas as pessoas interessadas, a estarem presentes no próximo dia 29 de Abril, Sexta-feira pelas 21horas na Assembleia de Freguesia de Quelfes, na delegação da junta (Salão Nobre) sita na estrada nacional 398, nº 71- r/c, fazemos este apelo, porque mais do que nunca, vivemos tempos em que é preciso exigir rigor e competência.
Nós, os eleitos do Bloco queremos respostas, exigimos trabalho, mas também queremos dar a nossa contribuição para o desenvolvimento da nossa freguesia.
É de extrema importância que a população compareça às reuniões e sejam participativos para o bem da freguesia e a qualidade de vida da população.

COM A SEGUINTE ORDEM DE TRABALHOS:

PONTO UM – Apreciação da Informação do Presidente da Junta acerca da actividade exercida (alínea o) do n.º 1, art.º 17.º).

PONTO DOIS - Aprovação nos termos da Lei 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, os quadros de pessoal dos diferentes serviços da Freguesia (alínea m) do n.º 2 do art.º 17.º).

PONTO TRÊS – Aprovação de uma Revisão Orçamental para 2011 (alínea a) do n.º 2 do art.º 17.º).

PONTO QUATRO – Apreciação e votação do Relatório de Actividades e dos Documentos de prestação de Contas de 2010 (alínea b) do n.º 2, art.º 17.º).

Olhão, 24 de Abril de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com

O Bloco de Esquerda vem convidar todos os Olhanenses, a estarem presentes no próximo dia 28 de Abril de 2011 Quinta-feira, pelas 21horas na Assembleia Municipal de Olhão, que se realizará no Salão Nobre, situado nas próprias instalações da C.M.O.
Fazemos este apelo, porque mais do que nunca, vivemos tempos em que é preciso exigir rigor, competência e acima de tudo, pedir contas pelo prometido em campanha eleitoral.
Nós, os eleitos do Bloco queremos respostas, exigimos trabalho, mas também queremos dar a nossa contribuição para o desenvolvimento da nossa cidade.
É de extrema importância que a população compareça às reuniões e sejam participativos para o bem da cidade e a qualidade de vida dos Olhanenses.

COM A SEGUINTE ORDEM DE TRABALHOS:
 Ordem do Dia

Olhão, 24 de Abril de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com

O Bloco presta contas

sábado, 23 de abril de 2011 |

Para prestar contas da sua actividade no Parlamento, nesta legislatura que chegou ao fim antecipadamente, o Bloco divulga um documento onde resume as propostas, as soluções e os combates pelo emprego, pela cultura, pela saúde e escola públicas, contra a precariedade e contra a bancarrota.

O Grupo Parlamentar do Bloco presta contas disponibilizando um documento onde se encontra um resumo das propostas, das soluções, dos combates pelo emprego, pela cultura, pela saúde e escola públicas, contra a precariedade e contra a bancarrota. Ler

O Bloco presta Contas
 
Fazendo um balanço da sua actividade parlamentar, o Bloco quer mostrar-se como “uma esquerda que cumpre a sua palavra”. 


 
No documento encontram-se as várias propostas feitas pelos deputados do Bloco na defesa do trabalho com direitos e da escola pública, pelo acesso à Cultura, para reforçar direitos e pôr fim à discriminação. Também na área da Justiça o Bloco apresentou propostas no sentido de potenciar o combate à corrupção e a violência doméstica.

 
Neste balanço, o Bloco sublinha os esforços realizados para conseguir uma economia mais justa, para defender o ambiente e a agricultura, e fortalecer o Serviço Nacional de Saúde.

 
No final desta legislatura, interrompida com a convocação de eleições antecipadas, o Bloco contabiliza 345 iniciativas legislativas: 186 Projectos de Lei e 159 Projectos de Resolução. Destes, 32 Projectos de Lei foram aprovados na generalidade e 17 transformaram-se em lei. Do total dos Projectos de Resolução 51 foram aprovados.

Olhão, 23 de Abril de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com

Na última reunião da Assembleia de Freguesia de Olhão (18 de Abril de 2011)

quarta-feira, 20 de abril de 2011 |

Na última reunião da Assembleia de Freguesia de Olhão, o Deputado João Lima apresentou um conjunto de propostas e recomendações à autarquia, bem como uma proposta de alteração ao regimento da Assembleia de Freguesia e solicitou ainda à Presidente da Junta de Freguesia a elaboração e apresentação do relatório do Estatuto do Direito de Oposição referente a 2010.

Aqui poderão ser consultados os documentos em anexo das propostas e recomendações entregues na Assembleia de Freguesia de Olhão.

Proposta/Alteração  Proposta/Recomendação   Proposta/Recomendação  Proposta/Recomendação 

Proposta/Recomendação  Proposta/Recomendação  Proposta/Recomendação 

Regulamento Municipal Desportivo   Requerimento/Estatuto Direito Oposição

O Deputado de Assembleia de Freguesia;
João lima

Olhão, 20 de Abril de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE OLHÃO DIA 18 DE Abril

domingo, 17 de abril de 2011 |

Os eleitos pelo Bloco de Esquerda na junta de freguesia de Olhão, João Paulo Ricardo e João Lima, vêm convidar todos os Olhanenses, a estarem presentes no próximo dia 18 de Abril de 2011 Segunda-feira pelas 21horas na Assembleia de Freguesia de Olhão, que se realizará no Salão Nobre,situado nas próprias instalações da Junta.

Fazemos este apelo, porque mais do que nunca,vivemos tempos em que é preciso exigir rigor, competência e acima de tudo, pedir contas pelo prometido em campanha eleitoral.

Nós, os eleitos do Bloco queremos respostas, exigimos trabalho, mas também queremos dar a nossa contribuição para o desenvolvimento da nossa cidade.

É de extrema importância que a população compareça às reuniões e sejam participativos para o bem da cidade e a qualidade de vida dos Olhanenses.

Olhão, 17 de Abril de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
Blocoolhao@hotmail.com

O Algarve continua a dizer "não" às portagens na via do
infante. Este sábado, os espanhóis juntaram a sua voz à dos Algarvios 
Mais de uma centena de automobilistas portugueses e espanhóis participou este sábado na denominada “Marcha do Guadiana”, uma marcha lenta contra a introdução de portagens na A-22 (Via do Infante) e que decorreu no último troço daquela via, entre o nó da Altura e a Ponte Internacional do Guadiana.

O facto de o Governo ter anunciado a suspensão da introdução de portagens na Via do Infante e em mais três SCUT não demoveu os manifestantes, tanto mais que a suspensão só deverá ter efeito até à realização das próximas eleições legislativas.
   
Esta ação de protesto, que chegou a estar agendada para sexta-feira, passou para este sábado e foi organizada pela Comissão de Utentes da Via do Infante e pelo movimento criado no Facebook e denominado “Algarve – Portagens na A22 Não”. A marcha lenta foi levada a cabo sob o lema “Algarve-Andaluzia sem portagens” e teve a particularidade de incluir manifestantes espanhóis, entre os quais políticos e autarcas da cidade de Ayamonte.

Dos 16 presidentes de câmara do Algarve, só marcaram presença Francisco Amaral (Alcoutim) e José Estevens (Castro Marim). Entre os autarcas espanhóis encontrava-se o presidente do município de Ayamonte, o socialista António Rodriguez Castillo.

Todos foram unânimes em considerar que as portagens na Via do Infante terão “consequências gravíssimas” ao nível social e económico, em ambos os lados da fronteira.

Ontem, sexta-feira, representantes dos partidos políticos Izquierda Unida e Partido Popular de Ayamonte, também já tinham criticado a introdução de portagens na Via do Infante, numa conferência de imprensa realizada naquela cidade espanhola e que contou com a presença de representantes da Comissão de Utentes da Via do Infante.

Jornal Algarve 

Olhão, 10 de Abril de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com

“ FINALMENTE a A.M. APROVA uma RECOMENDAÇÃO do B.E.”

quarta-feira, 6 de abril de 2011 |

"O Deputado Municipal Rui Filipe apresentou na última Assembleia
Municipal de Olhão (28/02/2011) a Recomendação para que fosse
efectuada a reparação no alcatrão do Passeio da Avenida Calouste
Gulbenkian, uma vez que a mesma tem a utilização como pista de
atletismo e de prática desportiva da Cidade. A proposta foi aprovada
por 17 votos a favor, 5 abstenções e 3 votos contra.
O Presidente da C.M.O informou que a mesma reparação seria efectuada
no prazo de 2 semanas, mas já passaram 3, 4 e 5 semanas...Precisamos
que se encoraje a prática desportiva concluído a Recta do Sacrifício! "

Recomendação

Pel´o Bloco de Esquerda,
Rui Filipe
05.04.11


" Mais um buraco por tapar...apesar da promessa! "
                            
Olhão, 06 de Abril de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com

Erro na barra da Fuseta

quarta-feira, 30 de março de 2011 |

                                              C.M. 28/03/2011

Nova barra da Fuseta está encerrada.


Pode-se dizer que cerca de um milhão de euros foram por água abaixo, como sempre são os contribuintes que pagam as asneiras dos engenheiros, que não dão ouvidos às vozes da experiência (Pescadores).

Olhão, 29 de Março de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhão@hotmail.com

No dia 30 de Março de 2011 realiza-se na C.M.O. uma reunião de Câmara Publica.

domingo, 27 de março de 2011 |

No dia 30 de Março de 2011 (Quarta-Feira) pelas11horas irá se realizar no salão Nobre da C.M.O. uma reunião de câmara publica.  

É de extrema importância que a população compareça às reuniões e sejam participativos para o bem da cidade e a qualidade de vida dos Olhanenses.

Nesta reunião è uma boa oportunidade para os cidadãos questionar o Sr. presidente em exercício, sobre os aumentos brutais da factura da água, como è possível estes valores estarem tão próximo uns dos outros 8,26 água, 0,50 iva, 7,48 saneamento, 7,47 resíduos sólidos, total factura 23,71 conclusão algo se passa aqui? Paga-se mais de saneamento e resíduos sólidos do que água concretamente, aqui expomos parte da factura de um cidadão a confirmar estes valores descritos, nesta hiperligação.

Factura

Sabendo o Sr. Presidente da C.M.O. que em Olhão há um número significativo de pessoas que se encontram no desemprego,etc... e o mais grave è que vem dizendo que os custos totais destes serviços, continuam a ser inferiores aos dos municípios vizinhos como demonstra a carta enviada aos cidadãos, que pode ser consultada na seguinte hiperligação;

 Carta

O Bloco de Esquerda de Olhão questiona tal desculpa sem fundamento (continuam a ser inferiores aos dos municípios vizinhos)

Olhão, 27 de Março de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhão@hotmail.com

Uma nova alternativa para Olhão

sexta-feira, 25 de março de 2011 |



Olhão, 25 de Março de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
Blocoolhao@hotmail.com

A deputada do Bloco de Esquerda Cecília Honório associou-se este sábado ao protesto contra as portagens na Via do Infante no Algarve.
 
A deputada eleita pela região esteve presente às 15h00, na concentração no Parque das Cidades (Loulé-Faro), e integrou a marcha que circulou pela Via do Infante.

A marcha é organizada pelo movimento “Algarve – Portagens na A22 Não” e pela Comissão de Utentes da Via do Infante.

O Bloco de Esquerda apresentou em Janeiro, na Assembleia da República um Projeto de Resolução do Bloco que previa a suspensão do processo de introdução de portagens na Via do Infante, e defendeu que estas são um ataque às populações.

Este Projeto de Resolução foi chumbado com os votos contra do PSD, CDS e PS.

A concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão , comenta o que tem feito a Câmara Municipal de Olhão para travar a introdução de portagens na A22 Via Do Infante, sabendo que as empresas locais dependem dessa via para transitarem no seu dia-a-dia de trabalho, os turistas que todos os anos vêem passar as suas férias a cidade de Olhão e não esquecendo a população em geral que não tem alternativa à estrada nacional nº125 ficam os pontos de interrogação no ar??

                                                                     




Olhão, 20 de Março de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com

Portagens na A22 NÃO!!!

quinta-feira, 17 de março de 2011 |



Olhão, 17 de Março de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com



Protesto da Geração À Rasca

sábado, 12 de março de 2011 |

12 de Março, 15 horas – Av. Da Liberdade, Lisboa / Praça da Batalha, Porto

Largo de S. Francisco, Faro

PROTESTO APARTIDÁRIO, LAICO E PACÍFICO


Manifesto



Nós, desempregados, “quinhentoseuristas” e outros mal remunerados,escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, trabalhadores intermitentes, estagiários,bolseiros, trabalhadores-estudantes, estudantes, mães, pais e filhos de Portugal.

Nós, que até agora compactuámos com esta condição, estamos aqui, hoje, para dar o nosso contributo no sentido de desencadear uma mudança qualitativa do país. Estamos aqui, hoje, porque não podemos continuar a aceitar a situação precária para a qual fomos arrastados. Estamos aqui, hoje, porque nos esforçamos diariamente para merecer um futuro digno, com estabilidade e segurança em todas as áreas da nossa vida.

Protestamos para que todos os responsáveis pela nossa actual situação de incerteza - políticos, empregadores e nós mesmos – actuem em conjunto para uma alteração rápida desta realidade, que se tornou insustentável.
Caso contrário:

a) Defrauda-se o presente, por não termos a oportunidade de concretizar o nosso potencial, bloqueando a melhoria das condições económicas e sociais do país. Desperdiçam-se as aspirações de toda uma geração, que não pode prosperar.

b) Insulta-se o passado, porque as gerações anteriores trabalharam pelo nosso acesso à educação, pela nossa segurança, pelos nossos direitos laborais e pela nossa liberdade. Desperdiçam-se décadas de esforço, investimento e dedicação.

c) Hipoteca-se o futuro, que se vislumbra sem educação de qualidade para todos e sem reformas justas para aqueles que trabalham toda a vida. Desperdiçam-se os recursos e competências que poderiam levar o país ao sucesso económico.

Somos a geração com o maior nível de formação na história do país. Por isso, não nos deixamos abater pelo cansaço, nem pela frustração, nem pela falta de perspectivas. Acreditamos que temos os recursos e as ferramentas para dar um futuro melhor a nós mesmos e a Portugal.

Não protestamos contra as outras gerações. Apenas não estamos, nem queremos estar à espera que os problemas se resolvam. Protestamos por uma solução e queremos ser parte dela.

geracaoarasca@gmail.com                                                                
geracaoarasca.porto@gmail.com
 
 
Olhão, 12 de Março de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com

(C.M.O. investe agora a pensar no futuro das proximas eleições )

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 |

                                                Candidaturas para coletes

Termina dia 4 de Março o prazo para entregar, no Gabinete de Apoio ás Pescas da Câmara de Olhão, a documentação necessária para adquirir, sem custos, os coletes de salvação obrigatórios para embarcações de pesca local, anunciou a autarquia olhanense.

Correio Manhã 24/02/2011

Olhão, 25 de Fevereiro de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com

Operações na barra da Fuzeta arrancam após apelo dos pescadores ao boicote eleitoral

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 |

As operações para retirar as areias da barra da Fuzeta, Olhão, começaram na segunda feira, depois de no domingo os pescadores terem apelado ao boicote nas eleições presidenciais.

Em declarações à Lusa, fonte das relações públicas da Sociedade Polis Ria Formosa informou que na segunda-feira arrancaram os trabalhos programados da colocação de uma tubagem de 500 metros de cumprimento para poente da nova barra da Fuzeta para dragar as areias assoreadas.

As tubagens também vão ser colocadas a nascente, acrescenta a Sociedade Polis.

Refira-se que a intervenção para o encerramento da barra antiga arrancou na semana passada, conforme avançou ao Observatório do Algarve a Sociedade Polis.

Observatório do algarve 25/01/2011

Olhão, 26 de Janeiro de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com

Fuseta: Abstenção atingiu os 81,51%

|

A abstenção nas Presidenciais’2011 na freguesia da Fuseta, no concelho de Olhão, atingiu um registo histórico, de 81,51%, para o qual contribuiu o protesto dos pescadores, em luta por uma nova barra marítima.                   

Naquela freguesia olhanense votaram apenas 445 eleitores dos 2407 inscritos (18,49%), uma diferença de mais de 1000 eleitores face aos 1537 cidadãos votantes nas eleições para a Presidência da República em 2006, ganhas por Cavaco Silva, que hoje deve ser reeleito para novo mandato.

Para este registo histórico de abstenção na Fuseta contribuíram os pescadores locais, que tinham apelado à população para se unir num boicote eleitoral mas viram os eleitores afluir às urnas, ignorando o pedido.

Contudo, apesar de o boicote ter falhado, os pescadores acabaram por manifestar-se na única secção de voto, na biblioteca, tendo encontrado algum eco na população local, depois de revelados os resultados.

Os pescadores reivindicaram, sem distúrbios, uma barra fixa, pois a nova, recentemente inaugurada, ficou assoreada em pouco tempo, dificultando a faina.

Cavaco Silva foi o candidato mais votado na Fuseta, com 53,56% (218 votos), seguido de Fernando Nobre (19,16%, 78 votos) e Manuel Alegre (16,95%, 69).
 
Região Sul  23/01/2011
 
Olhão, 25 de Janeiro de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com

Caso BPN: O que esconde Cavaco?

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011 |

Este vídeo do blogue "Tabus de Cavaco" explica como a família Cavaco Silva ganhou 357 mil euros no esquema de acções para os amigos da SLN, cinco anos antes do banco ser nacionalizado.
 



http://www.esquerda.net/videos/caso-bpn-o-que-esconde-cavaco


Olhão, 13 de Janeiro de 2011
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com