O abandono de animais domésticos é uma realidade cada vez mais preocupante, sendo socialmente reconhecido como um problema grave que deve ser prevenido e combatido.
Ter acesso aos números dos Centros de Recolha Oficial (Canis/Gatis) é fundamental para melhor conhecer a realidade do abandono dos animais e a resposta pública ao problema, contribuindo para a definição de estratégias e soluções mais eficientes às suas causas.
Chegou-nos ao conhecimento que a Direcção Geral de Veterinária (DGV) não dispõe de informação sobre a actividade de todos os Centros de Recolha Oficial, como seja o número de animais acolhidos, esterilizações realizadas, adopções, devoluções e óbitos existentes, anualmente, ou que a informação existente não se encontra compilada ou com os dados trabalhados. Assim, o Bloco de Esquerda questiona o Governo, através do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas:
- Como justifica este Ministério que a Direcção Geral de Veterinária não possua nem disponibilize publicamente dados sobre a actividade dos Centros de Recolha Oficial?
- Tem o Ministério informação sobre o número estimado de animais abandonados, bem como sobre o número de animais capturados, entregues, restituídos, adoptados, chipados, eutanasiados, vacinados e os obituários dos Centros de Recolha Oficial, nos últimos anos?
- E, ainda, que medidas vai o Ministério adoptar para que a DGV recolha esta informação e disponibilize o resumo das actividades dos Centros de Recolha Oficial (Canis/Gatis), tanto Municipais como Intermunicipais, dos últimos anos?
0 comentários:
Enviar um comentário
Este espaço serve para nos deixar o seu comentário.
A moderação de comentários está activa para evitar a publicação neste espaço de comentários abusivos, injuriosos e que contenham linguagem imprópria.