Posição do Bloco sobre S.C.Olhanense

quarta-feira, 24 de junho de 2009 |

Um visitante do nosso Blogue colocou as seguintes questões:

- É B.E. a favor que a CMO gaste os dinheiros públicos em obras que vão servir para que um clube de futebol profissional tenha receitas?

- Qual a politica de desporto que o B.E. tem para Olhão?

- Como apoiaria o B. E. se fosse o vencedor das autárquicas em Olhão, os clubes desportivos do concelho?”

Prestamo-nos a responder a este comentário porque este Blogue tem esse exacto objectivo: esclarecer os cidadãos e, também, proporcionar uma plataforma interactiva entre o Núcleo e os Olhanenses (simpatizantes ou não do Bloco).

Para podermos tomar uma posição mais fundamentada sobre o investimento que será feito, iremos enviar uma carta ao Município a solicitar alguns esclarecimentos. De momento, só temos estas declarações do Sr. Presidente da Câmara à comunicação Social (clique aqui para visualizar) em que afirma que irão ser necessários cerca de 900 mil euros, dos quais a edilidade pagará uma “parte significativa”.

A nossa questão é: Quão significativa é essa parte? 10%? 25%? 50%? 75%? 90%?

Na nossa opinião, esta é uma situação de excepção e o S.C. Olhanense deverá ter condições para receber os jogos da I Liga em Olhão, embora coloquemos a ressalva que os “três grandes” poderiam gerar mais receitas de bilheteira jogando no Estádio do Algarve. Este deveria ser um cenário que não deveria ser posto de lado mas acreditamos que a direcção do S.C. Olhanense irá ponderá-la e tomará a sua decisão. Caso esta decisão recaia em fazer todos os jogos em Olhão, então deverão ser concertados esforços para que os visitantes fiquem no Concelho e que aí façam os seus consumos turísticos.

Compete ao S.C. Olhanense angariar os fundos necessários para que consigam ter as condições necessárias e, da parte do Município, deverá prestar auxílio para que o consigam. Poderia contribuir com um apoio monetário mas “simbólico”, não mais que 20% (180 000€) mas veríamos com melhores olhos a organização conjunta de eventos de angariação de fundos como, por exemplo, a realização de concertos com artistas locais em que os lucros reverteriam para o S.C.O..

No cenário provável em que a C.M.O. providencie apoios, então também terão que ser pedidas contrapartidas ao S.C.O., nomeadamente ao nível de publicidade no estádio/equipamentos e, para publicitar o Concelho, o autocarro onde a equipa viajará país fora, deveria ser utilizado para promover o Concelho enquanto destino turístico.

Por outro lado, deveria tentar dar-se um panorama Regional a esta situação pelo que até poderia ser solicitado o apoio a outras entidades como a Região de Turismo do Algarve, a AMAL e outros parceiros para a publicidade do Estádio. Porque não contemplar estes jogos na acção “Allgarve” enquanto eventos desportivos? No entanto, há que fazer o apontamento que essa será a função da direcção do S.C. Olhanense e não do Município.


Quanto às outras duas questões pensamos que poderão ser englobadas numa só resposta.


O desporto é uma acção muito importante na nossa sociedade e deverá ser estimulada. Por ter maior visibilidade, é o Futebol que tem usufruído de maiores apoios embora Olhão sempre tenha sido uma fonte de desportistas de alto nível noutras modalidades.


Os clubes desportivos vão sobrevivendo da “carolice” de alguns dos seus dirigentes e em grande parte pelo apoio dos pais dos atletas. Estes colocam à disposição dos clubes as suas viaturas particulares para as deslocações e, muitas vezes, acabam por financiá-las. Esta será a maior dificuldade dos clubes: as deslocações dos seus atletas.


Uma das ideias/propostas que o Bloco em Olhão tem é promover uma maior relação entre os clubes e outras entidades do Concelho (associações e IPSS’s, por ex.) e criar uma “bolsa de viaturas” que pudesse ser utilizada pelos clubes de formação nas deslocações mas também por outras entidades.


Por outro lado pensamos que o município deveria reforçar a sua frota de viaturas com duas carrinhas de 16 lugares. Falamos de um custo de aproximadamente 100 000€, ou seja, o que foi gasto
pela Fesmina no fogo-de-artifício da última passagem de ano, mas que iria beneficiar em muito o Concelho, em particular crianças e jovens. Quanto à frota de autocarros existente, está a tornar-se claramente insuficiente e antiquada para o número crescente de habitantes e de solicitações.

Quanto a outras propostas e tomadas de posição, elas virão a seu tempo e irão sendo tornadas públicas.

8 comentários:

Anónimo disse...

bom já sei que o bloco se fosse governo em olhão daria de mão beijada 180 OOO euros ao futebol ´profissional do sco.
em ano de eleições convêm sempre dar uma esmola.e nem é nda pequena.
será legal uma câmara municipal dar dinheiro a uma equipa de futebol profissional,que tem um património de mais de 20 apartamentos,em virtude da permuta dos terrenos que deu para construir?
será legal uma câmara dar dinheiro a um clube que acabou de se desfazer de um complexo desportivo para se construir um centro comercial?em toco de quê? parece que nimguém sabe e as escrituras foram feitas em guimarães.lá muito ao,longe,para nada se saber.
é bom que se o b.e. quer fzer uma revolução em olhão ,que comece pelo desporto, e que veja bem as legalidades das ofertas em dinheiro a uma equipa de profissionais.

Bloco de Esquerda - Olhão disse...

Caro anónimo,

No seu comentário diz que "daríamos de mão beijada" o apoio ao SCO mas, se ler bem o texto, repara que não o faríamos pois seriam negociadas contrapartidas na forma de publicidade ao Concelho.

Quanto ao valor que propomos". Não é pequeno mas é só 20% do que é necessário. Note que é o equivalente a +- 2 fogos de artificio como o da passagem de ano ou o que foi gasto para manter a chaminé do auditório no sitio.

A questão é: qual vai ser o valor real que será pago pela CMO ao SCO?

Repare que, se queremos o melhor para o Concelho, temos que querer o SCO a jogar em Olhão, pois será um motivo para que sejamos visitados e conhecidos.
Penso que nisso todos estarão de acordo pois falamos em promover o nome de Olhão no País.

As outras questões são pertinentes mas sem provas não podemos comentar nada.

Agradecemos o seu comentário.

Cumprimentos

Anónimo disse...

por muito que eu não goste das politicas da cdu,esta ontem à noite e forçda pela opinião publica tomou uma das medidas mais corajosas desde que é oposição.votou contra a participação da CMO nas obras num estádio que vai servir unica e eclusivamente ,para que se realizem jogos da 1ª liga profissional de futebol
mais taça de portugale taça da liga.
as camadas de formação não terão acesso aquele espaço.
por isso é que é ilegal qualquer c^mara municipal finaciar este tipo de obras assim como ser patrocinadora de um clube de futebol profissional.
a cmo para dar essa verba ao sco vai tirar de outra parcel do orçamento e isso não é legal.

Bloco de Esquerda - Olhão disse...

Caro anónimo,

A CDU tomou a sua posição, nós tomamos a nossa. Era útil que os outros partidos também tornassem públicas as suas posições.

Nós tomámos a nossa após a noticia do Sr. Presidente em que afirma que irá pagar uma parte significativa.
Tomámos em conta que é uma situação de excepção e que, se bem aproveitada, poderá começar a mudar a imagem de Olhão no exterior. Esta imagem, como imagina não é nada positiva.

Quanto aos eventual apoio ao CMO, se reler a nossa tomada de posição não defendemos:
"Compete ao S.C. Olhanense angariar os fundos necessários para que consigam ter as condições necessárias e, da parte do Município, deverá prestar auxílio para que o consigam"

E que só em ultimo caso a CMO deverá apoiar mas que o faça através da contratação de um serviço, ou seja, através da utilização dos vários suportes publicitários possíveis (Faixas, autocarros, etc) para divulgar o Concelho de forma positiva.

Se existem outras prioridades? Claramente que sim.

Se não existem verbas e elas têm que ser desviadas? Então que tornem essas dificuldades públicas e não que irão apoiar o SC Olhanense como o fizeram.

Quanto ao valor proposto, consideramos equilibrado pois, se olharmos por outro prima, para outro suporte publicitário utilizado pelo Município:
- Quanto já foi gasto nos outdoors espalhados pela Cidade? Aqueles enormes que, na maioria do tempo, serviram para a auto promoção da Câmara?
Em concepção, impressões, afixação e aluguer de espaços e estruturas, será que são valores assim tão dispares do que propomos?

m.c. disse...

A posição que a C.D.U. tomou na A.M. é de facto impopular, mas é coerente.
A c.d.u. não está contra o olhanense, mas sim como os dinheiros publicos são administrados pela c.m.o.e além disso na minha opinião o que é escandaloso é o aproveitamento político que o elenco camarário fez ha subida de escalão s.c.o.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

deixem o olhanense crescer. vamos apoiar o olhanense

Anónimo disse...

Afinal, o Bloco de Olhão apoia ou não o futebol profissional? Continua a apoiar a posição da CMO em querer enterrar o dinheiro do erário público, sabe-se lá onde e aonde? Então e 0 conhecido slogan "é hora de mudar o rumo de Olhão" "uma nova alternativa para Olhão" já está ultrapassado ou já foi esquecido, em nome do populismo fácil? Dá jeito...

Anónimo disse...

O BE defende a criação de um Complexo Desportivo, que faz falta ao Concelho que é para todos os Clubes que tenham formação oferecer de forma gratuita desporto a todos as crianças do concelho todas as modalidades desportivas com condições dignas. A CMO esqueceu da nossa criançada e mais de 70% delas não podem praticar porque os clubes não têm campos e nem espaços e são obrigados a mandar embora, temos menos espaços desportivos que á 12 anos atrás e a CMO nada faz, o dinheiro que vai ser dado ao SCO para as obras do Estadio, também é para um campo relvado para treinos lá para os lados do Municipal, mas tanto no Estadio como no campo de treinos a criançada não treina nem joga e em setembro os clubes que acolhem os miúdos, têm que fazer de novo o rastreio e mandar mais alguns para casa jogar á playstation, porque vamos ter menos espaços, porque o que está a arranjar e o novo de treino é só para a equipa principal. Está na hora da mudança promover o que é Nosso, pois têm muito valor, têm é que ter condições como noutros Concelhos estão a fazer como o caso de Portimão, Albufeira, VRS.Antonio.

Enviar um comentário

Este espaço serve para nos deixar o seu comentário.

A moderação de comentários está activa para evitar a publicação neste espaço de comentários abusivos, injuriosos e que contenham linguagem imprópria.