INSPIRAR ABRIL

sábado, 28 de abril de 2012 |

21 de Abril de 2012. 21h30m. 

Sede do Bloco de Esquerda, em Olhão. 



Hoje (e sempre!) a sede do Bloco em Olhão foi (e será!) também  a casa do Zeca. É evidente que não há uma só casa para o Zeca mas a pseudo-neutralidade das homenagens esbarra na lição de vida compartilhada de quem sempre se comprometeu, de quem sempre lutou, de quem sempre esteve nos braços do povo, da liberdade e dos valores da simples, directa e verdadeira esquerda... foi uma honra partilhar de novo o Zeca! 

Em tempos ocos de ecos, pela voz do canto, dos poemas, das histórias, das memórias de resistência, Afonso Dias e outros amigos também deram o sentido à homenagem – ressoou o espírito da liberdade pelo átrio das Galerias Avenida, repleto de amigos e cravos, sempre com um lugar vago para quem, por essa estrada, vier por bem. Espaço cheio de emoção e de vontade, não fosse o Zeca o “homem que abriu janelas onde nem sequer havia paredes”. 

Mais. No interior, a exposição pensada e viva da história da resistência, da revolução e da libertação. 25 de Abril de 1974. Documentos. Álbuns e singles. Imprensa. Registos fotográficos. Slides de cartazes da época. Hinos de fundo. E sempre mais cravos. 

“Não há só gaivotas em terra quando um homem se põe a pensar”. Bem haja quem pensa, bem haja quem recrie e inspire Abril, bem haja quem veio e esteve, bem haja quem gostaria de ter vindo, bem haja quem pense em vir. Obrigado pelo calor. Um Bloco visivelmente renovado com muito para dar e, esperemos, com muito para receber! 



“Ó vila de Olhão da Restauração, madrinha do povo, madrasta é que não”. Restaurar-te é urgente, assim como amar-te, por quem te quer bem! 



Entra na luta ! 

Inspira Abril ! 

Inspira-te em Abril ! 

CONTA CONTIGO QUANDO ESTÁS CONNOSCO ! 

1 comentários:

rogério disse...

Estive lá e participei! Gostei e senti-me bem!
Já é hora de Olhão ter um BLOCO à altura, com uma equipa aberta, dinâmica, com ideias, conteúdo e práticas de participação... para quem, como eu, quiser ajudar na batalha pela justiça social e pelos ideais de Abril (leia-se democracia não só política mas também social, aquela do desenvolvimento e da cidadania que deliberadamente querem esquecer!). Também para quem quiser intervir por um Olhão de todos e para todos, denunciando problemas (sociais, ambientais, de património, de qualidade de vida) e discutindo/apresentando soluções.
ESTÁ NA HORA DE ACORDAR E DE CONTRIBUIR e o bloco é um espaço de verdadeira camaradagem e amizade! É só querer vir!

Enviar um comentário

Este espaço serve para nos deixar o seu comentário.

A moderação de comentários está activa para evitar a publicação neste espaço de comentários abusivos, injuriosos e que contenham linguagem imprópria.