SEMANA PARLAMENTAR - BE

sábado, 25 de fevereiro de 2012 |

As imagens mais impressivas que ficam desta semana são a do PS, completamente dividido na votação das propostas do Bloco que permitiam a adoção por casais do mesmo sexo, e a do susto da direita perante a possibilidade do Parlamento abrir um inquérito sobre o processo do BPN.

A grande maioria dos deputados socialistas votaram a favor e apenas oito seguiram a posição oficial da direção do PS, votando contra. A direita votou contra, mas quer no PSD quer no CDS registaram-se algumas abstenções e votos favoráveis às propostas do Bloco. Excluindo os partidos proponentes (BE e Os Verdes), unanimidade só na bancada comunista, cujo voto contra contribuiu para impedir a adoção de crianças por casais do mesmo sexo.

Impressivo também o susto da direita perante a possibilidade do Parlamento abrir um inquérito ao processo do BPN, incluindo a sua venda ao BIC. Uma venda de favor – como suspeita a própria Comissão Europeia: o estado vende por 40 milhões um banco limpinho, lavadinho e no qual acaba de meter mais 767 milhões de euros. Negócios destes só mesmo para os amigos…. A direita não quer que os cidadãos saibam onde se gastaram mais de cinco mil milhões de euros em três anos e muito menos que sejam conhecidos os meandros desta venda ao BIC, banco de capitais luso-angolanos. Os votos do PSD chumbaram o inquérito mas, mais cedo do que tarde, o BPN regressará à agenda parlamentar.

Com a crise económica e social a agravar-se, o Bloco levou ao Parlamento novas alternativas à política conduzida por Pedro Passos Coelho de empobrecimento do país e da maioria dos trabalhadores: a eliminação dos paraísos fiscais, a rejeição da transferência para o estado dos fundos de pensões da banca, o alargamento do complemento solidário para idosos, a gestão pública dos portos e o respeito pelas leis laborais nas atividades artísticas apoiadas por dinheiros públicos. PSD e CDS, com o apoio do PS na maior parte dos casos, encarregaram-se de as rejeitar. O plenário ouviu a voz do Bloco contra a fusão e extinção de freguesias prevista na reforma Relvas.

Ah, é verdade, ao contrário do que aconteceu por todo o país, o Carnaval não passou pelo Parlamento…

Artigo da autoria de João Semedo (Deputado do BE)


0 comentários:

Enviar um comentário

Este espaço serve para nos deixar o seu comentário.

A moderação de comentários está activa para evitar a publicação neste espaço de comentários abusivos, injuriosos e que contenham linguagem imprópria.