PORTAGENS NA VIA DO INFANTE:"Que a voz popular não se cale quando tem razão"

sábado, 29 de outubro de 2011 |



Foi apresentado no Parlamento por Cecília Honório, um projeto de lei para a isenção de portagens na A22 (Via do Infante).


Na intervenção de apresentação do projecto, a deputada Cecília Honório afirmou: "Que a voz popular não se cale quando tem razão".

Veja aqui o Projeto de lei entregue pelo BE.

A deputada Cecília Honório, que apresentou o projecto, relembrou os argumentos contra as portagens, nomeadamente a falta de alternativas rodoviárias e as “razões de emergência social”.


A deputada do Bloco sublinhou que “a região tem a maior taxa de desemprego e de pedidos de ajuda de famílias para sobreviver”, frisando que “a introdução de portagens é escavar a crise sobre a crise e aumentar a pobreza”.

Nas galerias da AR, um grupo de pessoas dos movimentos contra as portagens assistiu ao debate. Em declarações à comunicação social, João Vasconcelos, do movimento e um dos peticionários, antecipou o chumbo do projecto de lei do Bloco e disse: “Lamentamos. A intervenção do PS foi condicionada à requalificação da estrada nacional 125, que nunca será alternativa. Pelo PSD não houve declarações por deputados do Algarve, o que achamos estranho”.

João Vasconcelos considerou que está em causa uma “catástrofe social”, referiu que “se não for a morte lenta, haverá uma grave crise no turismo” e salientou que os movimentos vão continuar a lutar contra as portagens na Via do Infante.

Intervenções de Francisco Louçã em Pechão - Olhão. RTP1, TVI e SIC

quinta-feira, 27 de outubro de 2011 |

RTP 1



TVI
http://www.tvi24.iol.pt/noticia.html?id=1291902&div_id=5796#comentar


SIC






Noticia SIC:


O coordenador do Bloco de Esquerda apelou ontem à noite, em Olhão, à mobilização dos trabalhadores para a greve geral de 24 de Novembro. Para Francisco Louçã, será um protesto contra a forma como o Governo combate o "monstro da dívida pública".




O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã,  afirmou no sábado em Olhão que quando a direita fala em atacar o monstro,  "quer ir às pessoas, ao bolso das pessoas e sobretudo à dignidade das pessoas".
Louçã evocava uma declaração de Passos Coelho, que na sexta-feira citou  uma antiga frase do atual Presidente da República, Cavaco Silva, para garantir  que a prioridade do Governo é "atacar o monstro" da despesa pública.  
"Passos Coelho disse que até podia fazer as pazes na sua bulha com o  Presidente da República se ele se lembrasse que o importante é atacar o  monstro que é o Estado", disse Louçã, que falava num jantar-comício em Pechão,  concelho de Olhão, perante algumas dezenas de simpatizantes e militantes  bloquistas. 
Contudo, disse, "quando falam de monstro, o monstro não é a fortuna  que em rios de dinheiro se perde porque alguns têm tanto dinheiro que não  pagam. O monstro são os salários dos professores, os salários que pagam  a dedicação dos trabalhadores da saúde. Essas, dizem eles, são despesas".
Louçã sustentou que, ao contrário, "não há nenhum monstro no serviço  público, há monstro na ineficácia, na demagogia, na facilidade". 
Contrapôs que "a educação, o sistema de saúde e a segurança social são  recursos de todos para servir para todos". 
"Eu bem sei qual a ideologia dessa mentira. É um sonho, é um pesadelo,  eles vão apalpando o terreno para transformar o País numa espécie de arca  de Noé. Vem aí o dilúvio da depressão, do desemprego e da precariedade e  na arca não cabem todos, cabem só alguns", disse Francisco Louçã no seu  improviso de 12 minutos. 
O coordenador do Bloco de Esquerda apelou à participação na greve geral  marcada para 24 de novembro, revelando que se reunirá na segunda-feira com  os dirigentes da CGTP-Intersindical para abordar o assunto. 
"Se não fizermos nada, o subsídio de férias e o subsídio de Natal serão  roubados no próximo ano e já estão a dizer que querem generalizar esta política  de assalto à vida das pessoas nos anos seguintes", disse



O núcleo do Bloco de Esquerda de Olhão realizou em Pechão um jantar/convívio com a presença de Francisco Louçã e Cecília Honório.





Intervenção da Deputada eleita pelo circulo de Faro, Cecília Honório.




Durante o jantar/Convívio o Coordenador Nacional do BE, Francisco Louçã realizou uma intervenção centrada sobre a atual situação política do País 



Foi no dia 22 de Outubro de 2011 que Olhão recebeu a visita do Coordenador Nacional do BE, Francisco Louçã e a Deputada eleita pelo circulo de Faro, Cecília Honório.


Francisco Louçã e Cecília Honório estiveram presentes no primeiro Plenário Concelhio no Auditório Municipal na Praceta de Agadir em Olhão, para debater a Situação política nacional e actividade do Bloco de Esquerda no Concelho de Olhão.

Na sua primeira reunião, após a tomada de posse, a Comissão Coordenadora Concelhia de Olhão elegeu o novo Secretariado (Luís Cardoso, Alcindo Norte e Marcos Quitério).


Na qualidade de membros do Secretariado eleito:

- Saudamos todos os aderentes do concelho e agradecemos a sua participação no acto eleitoral, bem como a confiança que, maioritariamente, depositaram nas propostas com que nos apresentamos a votos;

- Comprometemo-nos a tudo fazer para unir, aumentar e tornar mais forte e interventivo o BE em Olhão, de acordo com o programa “Unir para Crescer” pelo qual fomos eleitos.

A22: BE APRESENTA PROJETO DE LEI NO PARLAMENTO

terça-feira, 25 de outubro de 2011 |

O Bloco de Esquerda apresentou hoje na Assembleia da República um projeto de lei que prevê a isenção de pagamento de portagens na Via do Infante (A22) "devido ao quadro socioeconómico e inexistência de uma via rodoviária alternativa credível" no Algarve.

Na próxima sexta-feira o projeto de lei será votado no Parlamento e salienta que
"o Algarve é vítima de uma crise económica e social sem precedentes", tem "a mais elevada taxa de desemprego do país, com 14,7 por cento no 2.º trimestre de 2011 segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE)" e "a introdução de portagens agravará a crise económica e social, potenciando o aumento do desemprego".

É importante realçar que com a subida do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) na restauração, com consequências negativas na atividade turística, dominante na região", e "a arrastada ausência de respostas de sucessivos governos, nomeadamente no plano do investimento público, impõem que a região não seja vítima de mais uma injustiça".

O Secretariado do BE-Olhão estará presente no Parlamento em defesa do interesse dos olhanenses através de Alcindo Norte.

PLENÁRIO CONCELHIO - CONVOCATÓRIA

quarta-feira, 19 de outubro de 2011 |

Convocam-se todos os aderentes de Olhão do Bloco de Esquerda para um plenário Concelhio, a ter lugar, pelas 16 horas, do próximo dia 22 de Outubro (sábado), do Auditório Municipal, sito na Praceta de Agadir em Olhão, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Situação política nacional e actividade do Bloco de Esquerda no Concelho de Olhão.


O Coordenador Nacional do BE, Francisco Louçã e a Deputada eleita pelo circulo de Faro, Cecília Honório, participam neste plenário.

Pelas 19h30 realizar-se-á um jantar/convívio com intervenções políticas, no recinto junto à Igreja em Pechão (Rua do Calvário).
A todos quantos queiram estar presentes pede-se, por favor que façam a sua reserva mediante e-mail (blocoolhao@hotmail.com) ou através do número 918744342 (Alcindo Norte) ou 965376696 (Marcos Quitério) até às 14h do dia 21 de Outubro.

As inscrições são limitadas aos lugares da sala.

15 DE OUTUBRO - A DEMOCRACIA SAI À RUA

sábado, 15 de outubro de 2011 |

Irá acontecer hoje às 15 horas, no Jardim Manuel Bívar em Faro, um protesto apartidário, laico e pacífico que apela à democracia participativa, à transparência política e ao fim da precariedade da vida de todos nós.

O BE-Olhão como defende até à exaustão os interesses dos Olhanenses contra a precariedade, contra o desemprego, os interesses dos nossos estudantes, contra os atentados ambientais e que exige que quem exerce os cargos públicos se baseie na honestidade e defenda os interesses e bem-estar da população, apoia este protesto incondicionalmente.

Nunca como hoje este protesto teve tanta razão de acontecer depois de ouvirmos o roubo anunciado pelo Primeiro-Ministro!

A DEMOCRACIA SAI À RUA E NÓS SAÍMOS COM ELA!



MARCHA LENTA CONTRA AS PORTAGENS NA A22

sábado, 8 de outubro de 2011 |

Irá haver hoje uma Marcha Lenta e Concentração de Protesto contra a introdução de portagens na A22 (Via do Infante).

Existem vários pontos de partida (Portimão, Albufeira, Tavira e Altura) com destino ao Parque das Cidades, que será o local de encontro para o início do protesto às 16 horas.

Está confirmada a presença de uma delegação andaluza que será chefiada pelo "Alcaide" de Ayamonte e participará também a "União dos Sindicatos do Algarve" (CGTP), que também irá mobilizar as suas estruturas na região, para dar ainda mais força a este protesto.

«Como se sabe, a imposição de portagens na Via do Infante irá provocar, não só uma calamidade económica e social no Algarve, já a viver uma das suas maiores crises, mas igualmente irá afetar negativamente o tecido social e económico da nossa vizinha Andaluzia. Neste contexto, ultimamente os nossos vizinhos andaluzes têm empreendido diversas iniciativas e aprovado muitas resoluções, tanto no Parlamento de Andaluzia e Deputação Provincial de Huelva, como em muitos Ayuntamentos da região, os últimos dos quais em Cartaya e Punta Umbria», afirma a comissão de utentes em comunicado.



Alertamos que a EN125 não é alternativa pois não passa de uma grande avenida que percorre todo o Algarve com inúmeras rotundas e semáforos o que causará um tremendo aumento de tráfego e consequentemente acidentes de viação.

Recordamos também que a A22 foi construída quase totalmente com Fundos Comunitários.

Salientamos que este é um protesto apartidário e pacífico que é organizado pela "Comissão de Utentes da Via do Infante", "CFC - Movimento Com Faro no Coração" e "Moto Clube de Faro".

Deputada Cecília Honório denuncia crime ambiental na Ilha da Armona

terça-feira, 4 de outubro de 2011 |

A Deputada Cecília Honório (eleita do BE pelo círculo de Faro) questionou a Ministra da Agricultura, do Mar, e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, sobre o depósito de lixo existente na Ilha da Armona.

Veja aqui a pergunta à Ministra.

Como todos sabemos, a Ilha da Armona encontra-se integrada na Ria Formosa, que foi eleita como uma das sete Maravilhas de Portugal, mas infelizmente este executivo camarário liderado por Francisco Leal trata-a como uma "inimiga" pois cria em plena Ilha um depósito de lixo onde encontramos baterias, frigoríficos, sofás e todo o tipo de monos, conforme relatado numa reportagem da SIC.




O BE-Olhão considera também as declarações do Vereador Carlos Martins como insultuosas à inteligência dos Olhanenses pois considera que tudo não passa de uma "mistificação" e que não há qualquer perigo para o ambiente tal situação!

Será que o Vereador Carlos Martins sabe que 1 simples pilha contamina milhares de litros de água e leva centenas de anos a "desaparecer"??

UNIR PARA CRESCER

sábado, 1 de outubro de 2011 |

Foi eleita no dia 17 de Setembro de 2011 para a Comissão Coordenadora Concelhia de Olhão a Lista B, liderada por Alcindo Norte, com o lema "Unir para Crescer".

A lista vencedora obteve 25 votos, batendo a lista A que alcançou 24 votos.

A Comissão Coordenadora Concelhia de Olhão será composta por 9 elementos, elegendo a lista vencedora 5 membros e a lista derrotada elegeu 4 membros.

A Comissão Coordenadora Concelhia de Olhão agradece a todos os aderentes que votaram e está disponível para "dar voz" a todos os Olhanenses, que assim o desejem, na ajuda à resolução dos seus problemas e do nosso Concelho.