Silves: BE exige explicações ao Governo sobre viabilização da Alicoop

domingo, 5 de dezembro de 2010 |

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um pedido de audição parlamentar do secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, sobre o atraso no financiamento do plano de viabilização do grupo Alicoop, de Silves.                            

Para o BE, o impasse na concretização do projeto que permite viabilizar a Alicoop e as políticas públicas para o comércio, “suscitam a necessidade de esclarecimentos do Governo, através de Fernando Serrasqueiro, o secretário de Estado responsável pelo setor”.

Detentora das empresas Macral, Geneco e Alisuper - a maior cadeia de supermercados do Algarve -, a Alicoop entrou em processo de insolvência em agosto de 2009, mas um plano proposto pelos credores e trabalhadores, e homologado pelo Tribunal de Silves em julho deste ano, demonstrou a viabilidade do grupo.

O apoio manifestado pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI), através de um plano para acautelar o financiamento de uma nova empresa para a integração da Alicoop, contribuiu para desbloquear a incerteza quanto ao futuro do grupo.

O Bloco de Esquerda considera que os atrasos do IAPMEI na atribuição do financiamento estão a colocar a recuperação da Alicoop “em risco e o encerramento volta a estar sobre a mesa”.

Em outubro passado, os responsáveis pelo projeto de viabilização do grupo Alicoop, já tinham manifestado a sua preocupação com o que classificaram de “novas exigências burocráticas” apresentadas pelo IAPMEI, que “suscitaram interrogações ao processo de viabilização”.

Aqueles responsáveis consideram que as exigências “contrariam todos os compromissos e promessas assumidos desde julho” e exigiram reuniões com o Governo na tentativa de ultrapassar “os entraves”.

Contudo, e após reuniões “inconclusivas” com o secretário de Estado Fernando Medina, os responsáveis pela gestão do projeto, manifestaram-se “apreensivos” com o futuro do grupo e dos cerca de 380 trabalhadores da maior cadeia de supermercados do Algarve.

O requerimento do BE sobre a audição parlamentar do secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, será votado na reunião da Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Energia na próxima terça-feira.
 
Região Sul
 
Olhão, 05 de Dezembro de 2010
(A Concelhia do Bloco de Esquerda de Olhão)
blocoolhao@hotmail.com

0 comentários:

Enviar um comentário

Este espaço serve para nos deixar o seu comentário.

A moderação de comentários está activa para evitar a publicação neste espaço de comentários abusivos, injuriosos e que contenham linguagem imprópria.