NOVO IRS PARA OS MAIS RICOS É A MEDIDA QUE MENOS RENDE

segunda-feira, 5 de abril de 2010 |

Nova taxa de 45% vai dar aos cofres do Estado 30 milhões de euros. Já o agravamento do IRS sobre pensionistas permite encaixar 100 milhões.


O agravamento do IRS para os mais ricos é a medida fiscal prevista pelo Governo no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) que menos vai render aos cofres do Estado, adianta o Diário Económico.

Deste modo, serão os que ganham menos a ser mais penalizados, de tal modo que os seus sacrifícios geram realmente mais receitas para o Estado.

Segundo os dados fornecidos pelo Ministério das Finanças, com a criação de uma taxa de 45% no IRS para quem ganhe mais de 150 mil euros por ano, o Estado ficará a ganhar apenas 30 milhões de euros anualmente. Este valor comparado, por exemplo, com os 100 milhões que o ministério de Teixeira dos Santos espera encaixar com o agravamento do IRS para os reformados com pensões a partir de cerca de 1.600 euros por mês, é bastante baixo.

Assim, cada família vai pagar mais de 8.300 euros em IRS. A este montante acrescem ainda os 700 euros que cada contribuinte que ganhe mais de 64,6 mil euros por ano terá de pagar, em média, por via da introdução de limites às deduções e benefícios fiscais.

O Executivo de José Sócrates criou uma taxa temporária de 45% em sede de IRS a aplicar aos mais ricos, que vigora até 2013 e que vai afectar 3.600 famílias, segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques.

Veja mais em: www.esquerda.net

0 comentários:

Enviar um comentário

Este espaço serve para nos deixar o seu comentário.

A moderação de comentários está activa para evitar a publicação neste espaço de comentários abusivos, injuriosos e que contenham linguagem imprópria.