BLOCO QUER COMBATER O DESEMPREGO E A PRECARIEDADE E IMPULSIONAR O INVESTIMENTO PÚBLICO

quarta-feira, 3 de março de 2010 |

Numa conferência de imprensa realizada esta terça-feria em Faro, a deputada eleita pelo Algarve, Cecília Honório, anunciou 26 propostas apresentadas pelo Bloco na Assembleia da República, que visam ajudar a região a fazer face à quebra de 47 por cento prevista no PIDDAC para o Algarve em 2010, relativamente ao ano anterior. Cecília Honório considerou que essa quebra no Programa de Investimento e de Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) é "inexplicável" e disse que os deputados do PSD, que também criticaram o corte e equacionaram a hipótese de votar contra a proposta de Orçamento do Estado, devem ser "coerentes" e apoiar as propostas do Bloco.

"O Bloco manifesta a sua expectativa relativamente à posição dos deputados do PSD Algarve. Os deputados do PSD Algarve manifestaram o seu profundo desagrado por estas verbas miseráveis que estão inscritas em PIDDAC para a região, fizeram algum ruído e anteciparam a possibilidade de não votar o orçamento face à situação específica da região", lembrou Cecília Honório.

O Bloco espera, por isso, que "os deputados do PSD Algarve demonstrem alguma articulação e coerência entre esta angústia e esta preocupação inicial e o sentido de voto relativamente às propostas" que apresentou no Parlamento.

Entre as propostas apresentadas estão a criação de 1000 postos de trabalho para jovens qualificados à procura do primeiro emprego nas áreas do turismo e da economia social, com financiamento de 500 euros do Estado para o salário mensal desde que o posto de trabalho não tenha termo.

"Há muitas propostas que têm a ver com necessidade de equipamentos, necessidades de transformação de infraestruturas, e com aspectos que são determinantes para a qualidade de vida das populações da região e para o desenvolvimento da economia regional", disse Cecília Honório.

Neste âmbito, o Bloco propôs a "introdução de um novo sistema ferroviário na região" - que, segundo a deputada, tem "uma média de ligação entre as duas pontas do Algarve quase pré-histórica" e "insustentável" - e também "a modernização e criação de portos de pesca".

As outras propostas "têm a ver com necessidades mais profundas e com um levantamento que militantes e activistas fizeram das necessidades existentes em cada um dos concelhos".

Cecília Honório sublinhou ainda que, além da opção política no investimento público, "o Bloco está preocupado com a necessidade de contenção da despesa pública" e por isso já apresentou um pacote de medidas que prevê uma redução de 2819 milhões de euros e inclui uma taxa de 25 por cento nas transferências para off shores, de 50 por cento nos prémios atribuídos a gestores e de 20 por cento de IRC para instituições de crédito e sociedades financeiras.

0 comentários:

Enviar um comentário

Este espaço serve para nos deixar o seu comentário.

A moderação de comentários está activa para evitar a publicação neste espaço de comentários abusivos, injuriosos e que contenham linguagem imprópria.