Propostas para a Acção Social

sábado, 3 de outubro de 2009 |

Olhão é um dos Concelhos algarvios mais assolados pelo desemprego o que provoca situações de grande necessidade de respostas sociais. Ao longo dos 30 anos de governação PS, estes têm criado centros de habitação social que dão uma resposta às necessidades de habitação de pessoas mais desfavorecidas. Contudo, o problema em si fica sem respostas e grande parte das pessoas que lá vivem acabam por viver em condições muito precárias já que os meios financeiros que dispõem são reduzidos. Esta é uma situação que leva à marginalidade, ao aumento da insegurança e da criminalidade.

Para o Bloco de Esquerda, esta é uma situação que só se consegue resolver com a ocupação e/ou emprego destas pessoas, este ultimo ponto desenvolveremos mais à frente neste documento.

Também os mais idosos têm sido quase esquecidos. Existem algumas iniciativas dispersas mas não existe uma resposta séria e concreta às necessidades básicas. Este é um problema que se agrava para o interior do Concelho pois aí as repostas são agravadas pela necessidade de uma deslocação.

Neste ponto, o Bloco propõe:

• Criar uma rede de lojas solidárias em cada freguesia em que se possam reutilizar bens que possam ser úteis aos mais desfavorecidos. (ex. roupas, electrodomésticos, mobiliário, etc.)
• Criar um banco alimentar concelhio em parceria com o banco alimentar nacional para que se possa dar uma resposta à população com carências alimentares.
• Aumentar o número de respostas para a ocupação dos idosos, através de centros comunitários, centros de dia.
Criação de um serviço de pequenos arranjos e obras a preços acessíveis para idosos e desfavorecidos.
• Reforçar o apoio às IPSS’s do Concelho para que estas melhorem as suas respostas aos utentes.
• Estimular o arrendamento jovem através da criação de uma bolsa de arrendamento do Concelho.

0 comentários:

Enviar um comentário

Este espaço serve para nos deixar o seu comentário.

A moderação de comentários está activa para evitar a publicação neste espaço de comentários abusivos, injuriosos e que contenham linguagem imprópria.