Inicio de aulas

quarta-feira, 16 de setembro de 2009 |

Na comunicação social de hoje houve várias denuncias de inícios de aulas atribulados e Olhão não foi excepção.

Foi-nos relatada uma situação ocorrida em Olhão, mais propriamente na Escola Carlos da Maia que demonstra a despreocupação dos nossos governantes pelas questões de insegurança.

A encarregada de educação que nos contactou, contou-nos que esteve presente numa reunião no dia 10 de Setembro pelas 18h. Esta foi dirigida pela Directora da Escola que informou os encarregados de educação presentes que os seus educandos, alunos do 1º ano do Ensino Básico, iriam iniciar as aulas em monoblocos localizados na EB2,3 Carlos da Maia. Nessa reunião, levantaram-se várias questões relativamente à segurança das crianças e das condições da própria infraestrutura. Foi assegurado que todas estas questões estariam resolvidas no inicio das aulas.

O que é certo é que, quando os encarregados de educação levaram os seus educandos à escola, verificaram que nada foi feito e que o referido monobloco não era nada do que foi apresentado e que, na opinião de muitos pais, este não reunia as condições necessárias para o funcionamento normal das aulas.

O Bloco deslocou-se ao local e verificou "in situ" a situação e as principais reivindicações dos pais que passamos a descrever acompanhadas de fotografias que comprovam a sua necessidade. De salientar que se tratam de crianças muito pequenas, com 6 anos de idade.

- Existe um desnivel que faz com que as crianças não consigam chegar à porta, logo seria necessário um degrau ou uma escada.
- Os monoblocos situam-se numa zona da escola acessivel a todos os alunos. Foi garantida uma vedação para que não ocorresse essa mistura. Tal não ocorreu.- Os alunos não têm acesso a casa de banho. Aproxima-se o Inverno e poderão ter que se deslocar vários metros à chuva e sem acompanhamento.
- A sala de aula não é climatizada ao contrário do que estava estipulado.
- Não existem materiais mínimos para o processo ensino-aprendizagem (ex. quadro)
- Existem materiais soltos e perigosos nas imediações dos monoblocos que poderão provocar acidentes (ex. troncos de árvores, etc.) assim como a própria vedação que é um perigo para crianças tão pequenas.


O Bloco irá pressionar o município para que resolva a situação para que a má experiência destes alunos no seu primeiro dia de aulas não se repita por muito mais tempo e que sejam reunidas todas as condições de segurança para que não ocorra nenhum acidente que todos tenhamos que lamentar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Leal não diz a verdade à TSF, sobre este assunto:

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1363706

(entre o minuto 5 e o minuto 7,5 do bloco noticioso)

Anónimo disse...

O mesmo se passa na pré escola, a funcionar nas instalações do João de deus. 85 crianças e tem 1 auxiliar de acção educativa.

Anónimo disse...

No ensino pré escolar, as salas limitam se a meia duzia de cadeiras plásticas e uma secretária para a educadora.Não há cortinas para tapar o sol, não há brinquedos, apenas umas folhas e uns lápis de cor.
Pessoal não docente nem vê lo, apenas uma funcionária e uma outra senhora que não se sabe se é auxiliar ou ...animadora. Sim porque na reunião de pais disseram que casa sala de 20/25 crianças iria ter 1 educadora, 1 auxiliar e 1 animadora.Nós chegamos ás 8.30 e está apenas uma pessoa para tomar conta de cerca de 85 crianças.Tudo bem que encontraram uma forma para desenrrascar até a escola estar pronta, mas ao menos tenham condições para as crianças.

Enviar um comentário

Este espaço serve para nos deixar o seu comentário.

A moderação de comentários está activa para evitar a publicação neste espaço de comentários abusivos, injuriosos e que contenham linguagem imprópria.