Olhão e as questões de ambiente

terça-feira, 2 de junho de 2009 |

O Ambiente é uma das principais preocupações do núcleo de Olhão do Bloco de Esquerda.

Tudo surge com a seguinte questão:
Será que os nossos filhos nos vão perdoar?

Se não fizermos nada para preservar as condições naturais únicas que Olhão tem, certamente que não nos perdoarão!

A Ria Formosa é a principal "marca" de Olhão, um património natural ímpar que produz alimento para muitas espécies animais sendo o seu habitar permanente ou sazonal. É o ganha-pão de muitos mariscadores e é também a Ria que serve de maternidade a muitas espécies de peixes.

Assim, é impensável aceitarmos que esta Ria que é tão importante em Olhão continue a ser agredida com descargas de esgotos ou alimentada por Ribeiras que transportam águas poluídas. Estas águas aniquilam muitas das espécies de mariscos e de peixes que habitam a ria.
Que nas suas margens cresçam construções e empreendimentos que coloquem em causa os habitats naturais de algumas espécies únicas no nosso país. Queremos que o turismo se desenvolva em Olhão mas não a qualquer custo e sobretudo não a custar-nos o que nos é tão precioso.

Foi por isso que a inauguração da nossa sede foi marcada pela apresentação destes problemas a Miguel Portas e acompanhantes. Com isso, quisemos alertar o deputado europeu acerca de alguns dos atropelos que têm sido cometidos mais recentemente e que têm passado impunes. Esta foi a apresentação projectada:



Os nossos agradecimentos a João Soeiro e Somos Olhão! (SO!) pela autorização concedida para podermos utilizar as fotografias.


Aliás, depois da inauguração da sede, foi acordado um encontro entre o SO!, movimento que tem feito muito pela divulgação dos problemas ambientais da Ria, e o Miguel Portas. Infelizmente este não pôde comparecer mas enviou em sua representação Marisa Matias, nº 2 da Lista ao Parlamento Europeu.

O encontro foi junto aos mercados, bem perto da Ria, e elementos do SO! esclareceram a candidata acerca da petição por eles lançada, pelas suas preocupações sobre o futuro da Ria e ainda a solução estudada pelo Dr. Manuel Costa: deixar de efectuar descargas das ETAR's na Ria e utilizar essas águas na rega de terrenos arbóreos ou mesmo de árvores de fruto.

Marisa Matias aceitou a petição, comprometeu-se a assinar e a dar a assinar a outros membros do Bloco. Tirou vários apontamentos e foi fazendo algumas perguntas acerca da dimensão dos efeitos que essas descargas poderão trazer na Ria.
Na intervenção no Comicio de Faro, Marisa Matias abordou esta situação no seu discurso e alertou todos os presentes para os riscos que a Ria enfrenta.

Da nossa parte, o núcleo de Olhão irá bater-se pela defesa da Ria mas pretende apresentar propostas que poderão contribuir para a melhoria do meio ambiente de Olhão em várias vertentes.

5 comentários:

Anónimo disse...

pena que o blog não divulgue a poluição que o vila monte fez para a ribeira do tronco.e a polémica entre o filho de J.Miguel Judice e os vários comentadores do blog olhão livre.
hoje está previsto uma reunião entre o filho do judice e as pessoas interessadas em saber o porquê daquela descarga de aguas residuais para a ribeira.

Manduru disse...

Espero que ajudem a que se respeite a Ria Formosa pois milhares de pessoas dependem dela para sobreviver.

Bloco de Esquerda - Olhão disse...

Caro anónimo,

Se visualizar a apresentação que está no tópico, verá que essa foi uma das situações que apresentámos e, por acaso, foi das que levantou mais curiosidade à comunicação social presente.

Bloco de Esquerda - Olhão disse...

Caro Manduru,

Nós temos plena noção disso e certamente que essa será uma das nossas bandeiras.

O desenvolvimento é necessário mas não a qualquer preço e sobretudo não a custo dos interesses dos Olhanenses, nomeadamente os pescadores e mariscadores.

Martacarapacho disse...

Parece impossível como é que as Águas do Algarve mantêm as lagoas do esgoto a céu aberto sem uma solução à vista, situação que dura à 9 anos e dizem que não querem saber disto para nada.
Há dias que ninguém consegue respirar em OLHÃO tal é o cheiro nauseabundo espalhado.

Enviar um comentário

Este espaço serve para nos deixar o seu comentário.

A moderação de comentários está activa para evitar a publicação neste espaço de comentários abusivos, injuriosos e que contenham linguagem imprópria.