Dia de Olhão

terça-feira, 16 de junho de 2009 |

Como todos os Olhanenses sabem, hoje comemora-se mais um dia de Olhão.

Foi em 16 de Junho de 1808 que um grupo de Olhanenses revoltou-se contra a ocupação francesa na sua terra. Esta foi o inicio da expulsão dos franceses que ocupavam Portugal, pilhando as nossas riquezas e destruindo as nossas aldeias e vilas.

Orgulhosos do seu feito, um punhado de Olhanenses fez-se ao mar e atravessou o Atlântico até ao Brasil onde deram a noticia a D. João VI que lá se encontrava exilado. A viagem foi feita no Caíque "Bom Sucesso" cuja réplica se encontra junto aos nossos mercados.

Aqueles homens foram movidos por uma coragem e necessidade de alterar o seu destino que se vislumbrava negro devido à ocupação dos homens de Napoleão. Bateram-se pela igualdade entre povo e burguesia e juntaram-se para expulsar os invasores e foram recompensados pela elevação do lugar de Olhão a vila com o epíteto de "Vila da Restauração".

É o sangue destes homens que nos corre nas veias e:
... muitos continuam a enfrentar os mares.
... muitos continuam a enfrentar os poderes instituídos, como estavam em 1808, que prejudicam os mais desfavorecidos.
... muitos continuam a ganhar coragem para apontar o que está mal, a lutar pela justiça e pela igualdade
... muitos continuam a guiar e a apontar o caminho embora muitas vezes sejam ignorados ou esquecidos.

Os tempos mudaram em Olhão, Portugal e no Mundo. Vivemos numa época em que as armas deram lugar às palavras e, infelizmente, poucas destas se concretizam em actos coerentes com as palavras.
As lutas que se travam são politicas e a "força" é o voto e o voto dos pobres vale o mesmo que o dos ricos.

O Bloco de Esquerda quer travar esta "luta" mas não é só para ter mais ou menos votos. É para, como os nossos antepassados, para se bater por uma vida e um futuro melhor. Mas, tal como em 1808, isto só é possivel com a participação de todos!

Venha fazer parte desta "Revolução"!
Adira ao Bloco!

0 comentários:

Enviar um comentário

Este espaço serve para nos deixar o seu comentário.

A moderação de comentários está activa para evitar a publicação neste espaço de comentários abusivos, injuriosos e que contenham linguagem imprópria.