Desemprego em Olhão

sexta-feira, 12 de junho de 2009 |

O Bloco está preocupado com a situação do desemprego em Portugal que atinge níveis históricos.
A preocupação não é só para quem perdeu o seu emprego e subsiste com o subsidio atribuído mas também com aqueles que não têm direito a este subsidio ou que já esgotaram o tempo a que tinham direito.

Segundo as regras vigentes, boa parte dos trabalhadores precários e os que trabalham a recibo verde nunca terão a hipótese de usufruir de subsidio de desemprego.

Para salientar este facto, foi lançado um novo cartaz:



Em Olhão, também o núcleo do Bloco partilha as mesmas preocupações.

A Bela Olhão continua sem nenhuma solução à vista e, aparentemente, não suscita grande preocupação a quem dirige o Município.

Os pescadores (em particular os da Fuseta) atravessam grandes dificuldades quer pelo aumento das despesas com os combustíveis, quer com a obrigação de cumprimento de normas Europeias que são limitantes à sua actividade quer ainda com a concorrência desleal com pescadores de outras origens que podem utilizar recursos que são proibidos em Portugal.

Os mariscadores são as principais testemunhas dos ataques ambientais que a Ria tem sofrido e vêm-se em grandes dificuldades para obter o seu sustento pois os bivalves têm uma taxa de mortalidade anormal para a época.

O Ria Shopping foi inaugurado com uma promessa de 1200 postos de trabalho mas somente metade das suas lojas abriram.
Contudo, este número é amplamente exagerado pois o mesmo número de postos de trabalho foram anunciados para o Gran Plaza que abriu em Tavira há dias.

O que é certo é que também existem cada vez menos comerciantes em Olhão e a nossa "Rua das lojas" está quase deserta.

A Zona industrial foi projectada e construída mas quem necessita de ampliar o seu espaço ou quer iniciar o seu projecto estabelecendo-se em Olhão, paga preços elevadíssimos em comparação com outras cidades que praticamente oferece o terreno para a construção de armazéns.

É por todos estes pontos e outros que não referimos, que o núcleo de Olhão se vai bater, para que os olhanenses tenham uma vida melhor, com maior qualidade de vida e sobretudo com maior poder de compra.

4 comentários:

Anónimo disse...

já fiz aqui neste blog uma pregunta,sobre a politica do blog em relação ao apoio da CMO ás obras que o presidente da CMO vai fazer para benefeciar o olhanense.volto a fazer,é b. e. a favor que a CMO gaste os dinheiros publicos em obras que vão servir para que um clube de futebol profissional tenha receitas?
qual a politica de desporto que o b.e tem para olhão?
como apoaria o b. e. se fosse o vencedor das autárquicas em olhão, os clubes desportivosdo concelho?

Bloco de Esquerda - Olhão disse...

Caro anónimo,

Agradecemos o comentário e a questão que, de facto, é pertinente.

O núcleo é bastante recente e estamos numa fase em que estamos a definir as nossas posições acerca de diversas temáticas, incluindo o desporto.

Estamos a debruçar-nos sobre cada uma delas com alguma calma e ponderação de forma a apresentar alternativas que possam ser viáveis.

rc disse...

Não é fácil para o BE elaborar o programa eleitoral autárquico, até porque “O núcleo é bastante recente”, mas também poderá ser bom.
A nível nacional o BE para o programa eleitoral para as legislativas tem um projecto em debate público, que pode ser seguido aqui.
Em Olhão o BE também poderia abrir ao debate e discussão pública a elaboração do programa autárquico, as “alternativas que possam ser viáveis”.
Com acesso pelo blog, por reuniões abertas à participação de quem quisesse contribuir nessa discussão e outras formas.
Há olhanenses preocupados, com Olhão, que não lhes é facultada a possibilidade de contribuírem para que melhore. Nem os “donos” das instituições autárquicas querem esta participação, nem os partidos tradicionais da oposição se mostram verdadeiramente interessados em que este status quo
 em Olhão mude a favor do cidadão.

Bloco de Esquerda - Olhão disse...

Caro rc,

Coloca um comentário bastante útil onde aponta alguns dos maiores defeitos da politica "comum". Realmente as pessoas são pouco ouvidas e cada um dos partidos acaba por se fechar um pouco em si.
Quem chega ao poder acaba por favorecer os interesses económicos em detrimento das pessoas que os elegeram.

O Bloco assume-se como um partido diferente e é por isso que colocou o programa em debate. Aliás, esse programa já é fruto de outra iniciativa semelhante.

Em Olhão, queremos aproximar-nos das pessoas e sentir as suas dificuldades, valorizar as suas opiniões e sabemos que existem pessoas da sociedade olhanense que têm ideias muito válidas e que, se colocadas em prática, valorizariam em muito o Concelho.

Este Blogue foi o primeiro "pequeno passo" pois colocámos o formulário de contacto com esse objectivo e temos outras ideias para chegar ao cidadão.
Teremos que "crescer" um pouco mais para as pôr em prática. Vontade e querer não nos falta.

A sugestão que coloca, certamente será tida em conta.

Gratos pelo comentário.

Enviar um comentário

Este espaço serve para nos deixar o seu comentário.

A moderação de comentários está activa para evitar a publicação neste espaço de comentários abusivos, injuriosos e que contenham linguagem imprópria.